Gabriela Moreira: “Quem ganhou o Brasileiro de 1987? Livro conta a culpa dos cartolas pela discussão”

Patrícia Amorim, Edmundo Santos Silva, Kléber Leite ou Márcio Braga. Qual dos quatro presidentes tiveram mais responsabilidade pelo imbróglio do título brasileiro de 1987? É uma das perguntas que os jornalistas André Gallindo (SporTV) e Cássio Zirpoli (Diário de Pernambuco) tentam responder no livro “1987 – De fato, de direito e de cabeça” que será lançado a partir de novembro.

À Patrícia Amorim, Gallindo perguntou se ela se sentiu usada por Ricardo Teixeira. Explica-se: quando a dirigente estava à frente do clube, o cartola prometeu dividir o título de 87 entre Flamengo e Sport, mudando posicionamento da CBF até então, tendo em contrapartida o apoio do rubro-negro carioca na discussão dos direitos de transmissão junto à TV Globo. Patrícia fez o combinado, mas Ricardo Teixeira não.

Talvez não por acaso, o ex-presidente da CBF foi o único que não topou dar entrevista para o livro. Alegou problemas de saúde. Teixeira fez um transplante recentemente.

Para escrever a obra, a dupla entrevistou 50 pessoas ao longo de dez anos, entre juízes, desembargadores, dirigentes, árbitros e jornalistas. Alguns dos achados inéditos da pesquisa está o regulamento do campeonato daquele ano, assinado por todos os clubes dos módulos verde e amarelo. Não há registros de publicação do documento até agora.

Questionado sobre o viés do livro, se pró Sport ou pró Flamengo, Galindo disse que a ideia é que seja um registro de tudo o que saiu e que se viu contado por personagens que viveram a história.
“Sem os detalhes do que aconteceu na época, você pode mais desinformar do que informar. Nosso objetivo foi contar os fatos a partir da memória das pessoas que viveram e do que saiu nos jornais daquele ano”, afirma o jornalista.
O livro é editado pela Onze Cultural.
Serviço: 
Dia 06/11, 19h, Livraria Cultura do Shopping RioMar, Recife
Dia 13/11, 19h, Livraria Cultura da Avenida Paulista, São Paulo
Dia 30/11, 19h, Armazém da Criatividade, Caruaru
Ainda haverá lançamentos no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília (sem datas confirmadas)
Fonte: Blog da Gabriela Moreira | espn.com.br
Marcadores:

Postar um comentário

[facebook]

MKRdezign

{facebook#https://www.facebook.com/oficialsouflamengo} {twitter#https://www.twitter.com/SiteFlaHoje} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/+FlamengoHoje} {youtube#https://www.youtube.com/create_channel}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget