Que clube brasileiro revelou mais jogadores para a elite da Europa?

Jorge, lateral do Monaco - Foto: Divulgação
BLOG DO RAFAEL REIS: A cada gol de Gabriel Jesus pelo Manchester City, o torcedor palmeirense certamente sente saudades do seu antigo artilheiro. O mesmo sentimento atinge o santista a cada lance de efeito protagonizado por Neymar no Paris Saint-Germain, o vascaíno em cada oportunidade de gol criada por Philippe Coutinho no Liverpool e o são-paulino a cada desarme de Casemiro no Real Madrid.

Mas, afinal, qual é o clube brasileiro que mais revelou jogadores para o primeiro escalão do futebol europeu nesta temporada, ou seja, as cinco principais ligas nacionais do Velho Continente (e, consequentemente, do planeta): Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França?

Se considerarmos como atleta revelado por um clube aquele que se profissionalizou por lá ou que deixou aquele time direto para o exterior, então temos um empate na primeira colocação da lista de time que mais emplacaram talentos brasileiros na elite do futebol mundial.

E o empate se dá justamente entre dois times que são famosos pela formação e utilização de jovens jogadores de suas equipes de base e que, por causa disso, costumam ocupar sempre as primeiras colocações em rankings como esse: Santos e São Paulo.

Juntos, os dois clubes paulistas colocaram 16 jogadores no primeiro escalão do futebol europeu em 2017/18: oito foram Meninos da Vila e oito foram formados no badalado CT de Cotia, casa da base são-paulina.

As crias do Santos estão espalhadas por três das cinco maiores ligas nacionais do Velho Continente: Ganso (Sevilla) joga na Espanha, Neymar (PSG), Marcelo (Lyon) e Thiago Maia (Lille) atuam na França e Felipe Anderson (Lazio), Emerson Palmieri (Roma), Rafael Cabral (Napoli) e Rafael Bitencourt (Cagliari) disputam o Italiano.

Já os jogadores ''made in São Paulo'' estão em um campeonato a mais: o goleiro Ederson (Manchester City) sonha com o título inglês, Casemiro (Real Madrid) briga pelo espanhol, Lucas (PSG), Boschilia (Monaco) e Luiz Araújo (Lille) querem o francês e João Schmidt (Atalanta), Ewandro (Udinese) e Lyanco (Torino) entram em campo no Italiano.

Além de Santos e São Paulo, líderes do ranking, Atlético-PR, Fluminense e Internacional também contam com um número expressivo de crias atuando na elite do futebol europeu. Os paranaenses e os cariocas formaram sete jogadores cada para essas ligas, e os gaúchos, seis.

No total, 137 jogadores brasileiros (incluindo aqueles que se naturalizaram e defendem outras seleções) disputam um dos cinco maiores campeonatos nacionais na temporada 2017/18. Eles foram formados por 48 clubes diferentes de quatro das cinco regiões do país (não há nenhum representante do Norte).

Dez desses atletas brasileiros foram revelados diretamente por times do exterior.

JOGADORES REVELADOS NO BRASIL QUE ESTÃO NA ELITE DO FUTEBOL EUROPEU 2017/18:

1º – Santos e São Paulo: 8
3º – Atlético-PR e Fluminense: 7
5º – Internacional: 6
6º – Flamengo: 5
7º – Atlético-MG, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Grêmio e Palmeiras: 4
13º – Juventus, Vasco e Vitória: 3
16º – América-MG, Audax, Desportivo Brasil, Figueirense, Goiás, Red Bull Brasil, RS Futebol e Santo André: 2
24º – Avaí, Bahia, Bangu, Barcelona de Ibiúna, Barueri, Botafogo, Campo Grande, Cascavel, Chapecoense, Corinthians-AL, Criciúma, Ferroviária, Guarantiguetá, Ipatinga, Iraty, Ituano, Juventude, Metropolitano, Náutico, Paulista, Ponte Preta, Portuguesa, Portuguesa Santista, Resende e Rio Claro: 1

Juntos, os dois clubes paulistas colocaram 16 jogadores no primeiro escalão do futebol europeu em 2017/18: oito foram Meninos da Vila.

Marcadores:

Postar um comentário

[facebook]

MKRdezign

{facebook#https://www.facebook.com/oficialsouflamengo} {twitter#https://www.twitter.com/SiteFlaHoje} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/+FlamengoHoje} {youtube#https://www.youtube.com/create_channel}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget