Efeito Rueda

Reinaldo Rueda, treinador do Flamengo - Foto: Gilvan de Souza
FALANDO DE FLAMENGO: Por Thiago Nascimento

Com três vitórias, um empate, nenhuma derrota e nenhum gol sofrido em quatro partidas, podemos dizer que o início da ‘era Rueda’ no Flamengo é altamente positivo. Situação essa, que há pouquíssimas semanas atrás, era inimaginável para muitos jornalistas esportivos, comentaristas de futebol e também por boa parte dos técnicos brasileiros (renomados e novatos) que eram contra a sua vinda para o Flamengo.

Com pouco tempo de trabalho, já conseguimos perceber algumas mudanças importantes no time titular do Flamengo, como por exemplo: a titularidade de Cuéllar no lugar de Márcio Araújo.

Tal mudança foi extremamente importante. Afinal de contas, Cuéllar possui muito mais técnica para realizar a transição da bola da defesa para o ataque, e que em muitos momentos também se apresenta como opção durante o ataque/contra ataque, para realização de tabelas pelos lados do campo. E que por vezes, também realiza alguns lançamentos em profundidade, proporcionando assim… chances para que seus companheiros possam receber uma ‘ bola limpa’ entre volantes e os zagueiros adversários.

Outro jogador que pode subir de produção com a titularidade de Cuéllar, é o meia Diego. Muito afetado pela pouca eficiência de Márcio Araújo na saída de bola, o camisa 10 do Mengão tinha o hábito de voltar constantemente até a linha de volantes para buscar a bola. O que de alguma forma, pode ser uma das questões da queda de seu rendimento.

Agora, Diego pode reduzir a quantidade de vezes que vem buscar a bola na defesa do Flamengo, e com isso, passa a ter mais liberdade para criar as jogadas que são exigidas por quem tem o status de melhor do jogador do elenco do Flamengo.

Outro volante que pode sofrer uma mudança tática dento de campo é o Arão, pois em muitos jogos, era possível notar que o jogador exercia um papel duplo. Afinal de contas, além de ser um dos responsáveis por realizar a transição rápida entre os volantes e os meias, Arão também era o responsável direto por cobrir os muitos espaços que eram sempre deixados por seu antigo colega de volância.

Berrío tem exercido um papel importantíssimo no time titular após a chegada de Rueda ao Flamengo. Independentemente de alguns jogadores não estarem aptos para jogarem a Copa do Brasil por causa da data limite de inscrições para novos jogadores, o colombiano contratado com status de craque, tem sido importante nas saídas rápidas pelo lado direito do campo. Embora ainda não tenha conseguido mostrar toda a técnica que dele se espera, o ex-jogador do Atlético Nacional tem sido muito participativo nas últimas partidas que disputou.

É provável que a intimidade profissional que o atleta já possui com o próprio técnico Rueda, já que ambos vieram do atual time campeão da Libertadores(Atlético Nacional), tenha aumentado a sua confiança e também tenha melhorado o seu posicionamento em campo. Afinal, Rueda já conhece em qual faixa de campo e em qual estilo de jogo o colombiano rende melhor durante as partidas.

O técnico Rueda já demonstrou que Berrío (que drible foi aquele em cima do jogador do Botafogo!!!) pode ser uma peça chave em seu esquema tático. Ao escalá-lo na posição de Éverton Ribeiro contra o Atlético-PR pelo Campeonato Brasileiro, o técnico Rubro Negro deu indícios de que Éverton Ribeiro disputará a posição de meia central com o até então titular da posição em 2017(Diego). Essa decisão é importante porquê aumenta o grau de competitividade entre os jogadores do elenco e também cria alternativas ao previsível estilo de jogo do Flamengo em 2017.

O zagueiro Juan foi outro que ganhou espaço na zaga titular do Flamengo. Com atuações seguras e grande técnica, é provável que o jogador que foi criado na base do Flamengo, fique com a posição que era do contestado Rafael Vaz.

O jovem Vinícius Jr, também tem recebido muitas oportunidades do novo treinador. Aliás… uma das cenas Rubro Negras mais legais de 2017 (ao menos pra mim), foi o Rueda dando instruções a jovem promessa a beira do campo durante a segunda semifinal da Copa do Brasil. Em tal local, os dois conversavam de forma bem concentrada. E de repente eles param de conversar e passam a observar a jogada de ataque do Flamengo, que vai se desenrolando… alguns segundos depois eles se calam, ficam estáticos… então eles mudam os seus respectivos semblantes. Eles parecem não acreditar no que estão vendo… e pouco segundos depois: GOL DO FLAMENGO!!! E cada um sai comemorando a sua maneira. Que cena fantástica!!!!!

Bom… mudando de assunto, um outro questionamento importante que deve ser feito nesse momento, é o seguinte: será o fim da era dos ‘protegidos’?

Rueda é um técnico profissional que possui uma extensa bagagem no comando de times e seleções em Copas do Mundo. E ao observar o novo técnico Rubro Negro durante as suas primeiras partidas, notamos que com ele, não existe jogador intocável no elenco. Portanto, torçamos para que ele implemente um sistema meritocrático no qual utilize todos os jogadores do elenco Rubro Negro durante todo o ano de 2017. Afinal de contas, atualmente o Flamengo disputa quatro competições. Logo, tem local dento de campo para todo mundo.

Com relação a partida de amanhã pela Primeira Liga,  espero que o Rueda escale um time alternativo com a presença de Rômulo, Ronaldo, Léo Duarte, Conca e Paquetá. Esse jogo conta o Paraná, é fundamental para testar diversos jogadores do elenco que tiveram poucas chances em 2017. Além disso, é importante poupar também os titulares. Pois na semana que vem o Flamengo jogará a final da Copa do Brasil.

Torçamos para que o técnico Rueda e os dois membros de sua comissão técnica (auxiliar técnico e preparador físico) implementem com sucesso uma nova filosofia de futebol no Flamengo. E que ao julgar por essa etapa inicial, podemos dizer que tem tudo para dar certo.

Saudações Rubro Negras

Com pouco tempo de trabalho, já conseguimos perceber algumas mudanças importantes no time titular do Flamengo.

Marcadores:

Postar um comentário

[facebook]

MKRdezign

{facebook#https://www.facebook.com/oficialsouflamengo} {twitter#https://www.twitter.com/SiteFlaHoje} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/+FlamengoHoje} {youtube#https://www.youtube.com/create_channel}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget