Compare as estreias de Neymar (Santos) e Vinicius Jr (Flamengo).

GLOBO ESPORTE: Após sua estreia no time profissional do Flamengo, Vinicius Junior confessou ansiedade e nervosismo durante os 12 minutos que atuou contra o Atlético-MG, sábado, no Maracanã. Assim como o jovem de 16 anos, muitas joias brasileiras - também badaladas desde muito cedo - viveram esse momento de tensão no primeiro momento diante dos holofotes. O GloboEsporte.com lembra como foi a estreia de Neymar, hoje jogador do Barcelona, no plantel principal do Santos, há oito anos.

O cenário para aquele Neymar, que havia completado 17 anos um mês antes do jogo, era bem diferente do encontrado por Vinicius no fim de semana, quando entrou em um confronto diante do forte Atlético-MG, em um Maracanã com mais de 50 mil pessoas. O atual astro da seleção brasileira entrou no decorrer do segundo tempo do jogo diante do modesto Oeste, à época 15º colocado do Paulista. O jogo, válido pela 12ª rodada do Estadual, nem tampouco tinha caráter decisivo. Coincidência entre as estreias somente mesmo no fato de as duas torcidas terem pedidos suas respectivas joias ininterruptamente.

Neymar também teve mais tempo no campo em sua estreia. Ele substituiu Molina aos 14 minutos do segundo tempo. Dois minutos depois, levantou o Pacaembu. Após uma descida pela direita, fintou o marcador e chutou na direção do gol. A bola encobriu o goleiro adversário e acertou o travessão.

Na época, a atuação de Neymar na vitória por 2 a 1 do Santos foi elogiada para uma estreia. Ainda na reta final do jogo, ele deu um passe preciso para o companheiro Triguinho. O jogador havia acabado de renovar seu contrato até 2014 com o Santos. Apesar do bom começo, ele só se firmou no time e conseguiu mostrar todo seu talento no ano seguinte.

- Desde que tinha 13 anos, o Neymar já criava uma certa expectativa no Santos. Ele era a estrela das categorias inferiores, o empresário dele na época levava ele para visitas ao Real Madrid. Por isso, quando ele chegou de vez ao profissional, em 2009, já era bem conhecido (no ano anterior, ele chegou a treinar com os profissionais, mas era muito magrinho). Luxemburgo, técnico do Santos no segundo semestre de 2008, chamava ele de Filé de Borboleta. Em 2009, ainda magrinho, ele finalmente teve a chance. O jogo foi no Pacaembu, contra o Oeste, e eu lembro que a torcida começou a pedir a entrada dele desde cedo. Ele entrou no segundo tempo e, com pouco tempo em campo, já acertou uma bola na trave. Já tinha alguns lampejos, principalmente quando se deslocava pra receber os passes. Se mostrava bem inteligente - disse o jornalista Adilson Barros, que era setorista do Santos na época.

Vinicius contra o Galo

Ao levarem Vinicius Junior para o banco, Zé Ricardo e comissão técnica certamente imaginavam que a pressão pela entrada do garoto seria grande. Num jogo complicado e contra um rival credenciado a brigar por título nas principais competições que disputa, Rodinei poderia ser a melhor opção para o lugar de Berrío, muito mal no empate com o Galo. Em contrapartida, Vinicius passou por várias situações de uma vez só: pegou jogo difícil, estádio lotado e placar indefinido.

É bom destacar que o Flamengo de hoje é bem superior ao Santos que enfrentou o Oeste. Confira a escalação do Peixe naquela partida: Fábio Costa; Domingos, Adaílton (Germano) e Fabiano Eller; Luizinho (Pará), Roberto Brum, Rodrigo Souto, Madson, Molina (Neymar) e Triguinho; Roni.

Vinicius teve apenas 12 minutos em campo e, nervoso como o próprio admitiu, errou praticamente tudo o que tentou. Somente no último lance da partida que esteve próximo de um acerto que seria decisivo. Abriu na ponta direita e recebeu de Guerrero. De lá, cruzou para o peruano, que por pouco não ganhou o duelo com Victor e Gabriel pelo alto.

Batizado, Vinicius deve voltar a jogar nos próximos jogos com o Atlético-GO, por Brasileiro e Copa do Brasil, nos dias 20 e 24 de maio respectivamente. Diante de um rival menos pesado e com o apoio da torcida, que o aplaudiu a cada erro no Maracanã, o garoto pode começar a dar frutos.


Ao levarem Vinicius Junior para o banco, Zé e comissão técnica certamente imaginavam que a pressão pela entrada do garoto seria grande.

Marcadores:

Postar um comentário

[facebook]

MKRdezign

{facebook#https://www.facebook.com/oficialsouflamengo} {twitter#https://www.twitter.com/SiteFlaHoje} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/+FlamengoHoje} {youtube#https://www.youtube.com/create_channel}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget